sexta-feira, 30 de julho de 2010

O que é marketing?

Nada mais adequado do que começar essa explicação com uma frase de Raimar Richers dita em 1981 e citada por Cobra ( 1997, pág. 20) “a palavra marketing circula no Brasil com a mesma frequência e intensidade de expressões como democracia e goiabada”.

Diante deste contexto tentaremos explicar de uma maneira simples e rápida o que é Marketing. Palavra que é dita frequentemente pela população, mas que poucos conseguem explica-lá.


A palavra marketing é de origem inglesa, derivada de market, que significa mercado. É utilizada para expressar a ação voltada para o mercado (DIAS, 2003).

A American Marketing Association propõe a seguinte definição de marketing:
É o processo de planejar e executar a concepção, a determinação do preço  (pricing), a promoção e a distribuição de ideias, bens e serviços para criar trocas que satisfaçam metas individuais e organizacionais.

Para Kotler (2000), o marketing é:
O processo aonde um grupo de pessoas obtêm aquilo que necessitam e o que desejam com a criação, oferta e livre negociação de produtos e serviços de valor com os outros.

Consoante Drucker o objetivo do marketing é tornar a venda supérflua. A meta é conhecer e compreender tão bem o cliente que o produto ou serviço se adapte a ele e se venda por si só. O ideal é que o marketing deixe o cliente a ponto de comprar. A partir daí, basta tornar o produto ou serviço disponível. (PETER DRUCKER, 1973, p. 67-65 apud KOTLER, 2000, p. 30).

Não obstante, o marketing pode estar de acordo com Perreault e McCarthy (2002) um processo que desempenha um papel fundamental no fornecimento de informações para a produção, resultando na produção de novos bens e serviços que serão encaminhados aos consumidores de modo a preencher as expectativas e necessidades dos consumidores, criando e entregando a eles um novo padrão de vida.

Assim, o marketing possui diversas definições e funções e a principal delas é satisfazer as necessidades do cliente (satisfação que só é alcançada colocando o cliente como  foco principal da empresa), fazendo com que as vendas dos produtos ou serviços se tornem uma conseqüência de uma série de atividades desempenhadas pelos profissionais  de marketing.
Esses profissionais  tem como objetivo despertar a atenção e o desejo do cliente a ponto de que a venda se torne fácil, criando condições e oportunidades favoráveis para que esta venda seja efetuada com êxito, fazendo com que ambos os lados (cliente e organização) saiam satisfeitos com a transação.

Por: Lucas Colpo Marramarco

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