sábado, 31 de julho de 2010

Marketing Esportivo.

De acordo com Sutton e outros (2008), a expressão marketing esportivo foi criado pela Advertising Age em 1978 com o objetivo de descrever as atividades dos profissionais de marketing de diferentes produtos que estavam utilizando cada vez mais o esporte como veiculo de informação.

Para Pitts e Stotlar (2002), o marketing esportivo é o processo de satisfazer as necessidades dos clientes ao mesmo tempo em que alcança os objetivos da empresa. Para satisfazer essas necessidades, a empresa deve colocar o marketing esportivo como uma função empresarial, de modo a conseguir identificar  os produtos e desejos do consumidor e levar até eles o que desejam. Assim o foco do marketing esportivo recai tanto sobre os consumidores como na empresa.

A importância do marketing esportivo está no continuo crescimento da indústria do esporte. O tal crescimento sugere um aumento no número de concorrentes e o aumento da concorrência significa uma competição pela conquista do dinheiro dos consumidores. A vitória nessa competição significa manter-se no negócio em um nível satisfatório.

Tendo como seus dois principais componentes o marketing de produtos e serviços esportivos para consumidores esportivos e o marketing de outros produtos e serviços por meio da utilização das promoções esportivas. Tendo como exemplo do primeiro caso os clubes de futebol que negociam seus produtos para seus clientes e no segundo caso empresas de bebidas alcoólicas que vinculam seu produto com o esporte, atraindo assim os consumidores desse mercado.

A grande genialidade do marketing esportivo está no envolvimento de diferentes emoções como: adrenalina, alegria, vibração, conquista, juntamente com a finalidade de comunicar saudavelmente. Esses elementos fazem da atividade um misto de sensações que proporcionam aventura e poder.
No esporte, a demanda por artigos estampados avançou impelida pelo orgulho, lealdade e desejo do fã de apoiar a equipe usando suas cores e desenhos. Qualquer um que já tenha comparecido a um evento importante, conhece a emoção que os faz geram ao apoiar seus times ou jogador favorito. As pessoas sentem-se extremamente atraídas por sua universidade, equipe ou jogador favorito e desejam um meio pelo qual expressar seus sentimentos. (PITTS e STOTLAR, 2002, p.308).
Assim, marketing esportivo é o marketing voltado para produtos, serviços e eventos esportivos.
Esse marketing tem como objetivo satisfazer as necessidades de clientes, que na maioria das vezes acaba agindo com emoções ao invés de agir com a razão, além de reforçar a imagem corporativa, estabelecer identificação com segmentos específicos do mercado e envolver a empresa com a comunidade, agregando valor ao nome da instituição.
Dessa maneira os profissionais que cuidam dessa aréa devem acrescentar ao mix de marketing mais um elemento, que é a Paixão que envolve os praticantes, torcedores e amantes do esporte.

Por: Lucas Colpo Marramarco
Mais informações sobre marketing esportivo

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