segunda-feira, 30 de maio de 2011

Nome para as ARENAS brasileiras


No embalo no início das obras do novo estádio do corithians que iniciaram-se dia 30 de maio, começam também a surgir os rumores referentes ao nome do tão sonhado estádio do corinthians. Alguns falam em Itaquerão, outros em Fielzão, mas na verdade a diretoria corinthiana está muito ligada nesse assunto e pelo jeito não será nenhum desses nomes tão cogitados pela imprensa e pela fiel torcida.

  Pensando no quanto o clube pode arrecadar com o naning rigths, a diretoria do corinthians nem cogita batizar o futuro estádio com algum nome popular, com medo que isso possa prejudicar a negociação para o nome do estádio com algum futuro parceiro.

Ou  você imagina alguma empresa desembolsando uma grande fortuna para colocar seu nome no estádio do maracanã, sabendo que o mesmo será chamado por todos pelo nome de maracanã e não pelo nome desejado pela empresa que terá pagado para usufruir desse espaço.

Assim imagino que  os estádios de cidades como Brasília, Cuiabá, Natal, Recife, e São Paulo possam conseguir arrecadar mais com naning rights e ver o nome dos seus estádios se tornarem mais popular do que os estádio de Minas, Rio de Janeiro e Porto Alegre, aonde o nome dos estádios tem um forte apelo popular, sendo praticamente impossível não chama-los pelo seus tradicionais nomes. Ou você consegue ver os torcedores do Internacional dizendo: Vamos lotar o Tramontinão para amassar o adversário, ou os torcedores de Cruzeiro e Atletico lotando a Petrobras Arena para mais um clássico. É DIFÍCIL IMAGINAR.

Mas contrariando o que falei, cito uma reportagem que tive a oportunidade de ler a alguns dias que afirmar que  o naming rights dos estádios da Copa podem chegar a  R$ 1,3 bilhão em aproximadamente 15 anos.
 Aonde do ponto de vista do mercado, os estádios da Copa mais atrativos para o naming rights são os de São Paulo (Arena Corinthians), Rio de Janeiro (Maracanã) e Belo Horizonte (Mineirão), os três com potencial em torno de R$ 300 milhões ao longo de 15 anos. 


 

Num patamar abaixo estaria a Fonte Nova, em Salvador, cotado em R$ 100 milhões, e os estádios de Porto Alegre (Beira-Rio) e de Curitiba (Arena da Baixada), ambos com valor um pouco menor em função das dificuldades de negociação, por serem estádios privados.
 



Logo abaixo viriam os estádios de Brasília, Recife e Fortaleza, com valor entre R$ 80 milhões e R$ 60 milhões. E por fim, as arenas de Natal, Cuiabá e Manaus, com valor em torno de R$ 60 milhões.

É aguardar e torcer bastante para que esses valores realmente apareçam!!! 


Por: Lucas Colpo Marramarco
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sábado, 7 de maio de 2011

O maior espetáculo da Terra!!!!



Está chegando o grande dia. No dia 28 de maio no estádio de Wembley em Londres, estará ocorrendo mais uma vez aquele espetáculo tão esperado por todos, a grande FINAL DA CHAMPIONS LEAGUE 2011. O campeonato de futebol feito para gerar receitas e que não para de bater recordes de arrecadações, trazendo alegria aos organizadores, times, patrocinadores e até para os torcedores dos clubes.


Esse ano a final realizada entre Barcelona (ESP) x Manchester United (ING) será a segunda que acontecerá em um sábado. Com previsão de movimentar mais de 300 milhões de euros na economia europeia e aproximadamente 50 milhões de euros só no país sede da final (valor que deverá ser ultrapassado facilmente com a presença de um inglês ( Manchester) na decisão, a UEFA da um show de organização na realização do torneio, conseguindo atrair a atenção do planeta inteiro para o seu "produto", atraindo novos patrocinadores e fazendo com que os mesmos realizem campanhas como as da Adidas que apresentou a bola da final muito antes do acontecimento e a Heineken que desenvolveu um "jogo" interativo que transforma o futebol televisionado numa experiência interativa global.



JOGO DA KEINEKEN:
http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=2ENM0YAhoGY




Para se ter noção da dimensão do torneio, o segundo jogo da semi-final entre Barcelona X Real Madrid, foi mais assistido na Espanha que a final da Copa do Mundo de 2010.

Observando todo essa euforia no velho continente sempre surge em nossas mentes sul-americanas aquela pergunta. Qual torneio e melhor: A organizada Champions League ou a "COPERA" Libertadores da América.

                           CHAMPIONS LEAGUE X LIBERTADORES DA AMÉRICA!!!


Chego a dizer que essa comparação é uma falta de respeito ao futebol.

Enquanto a UEFA vende seu produto de forma organizada a CONMEBOL simplesmente não o vende. A Libertadores continua sendo o mesmo torneio a 50 anos (ai está a grande diferença entre a Libertadores e a Champions League), aonde os clubes praticamente pagam para jogar e seus cofres são recheados apenas com a venda de camisetas, caso o clube seja campeão. A organizadora da competição fecha os olhos para os mesmos problemas que vem ocorrendo desde os primórdios, como a arbitragem caseira, as brigas dentro de campo, as tradicionais pedras voando para o gramado, a invasão por parte de dirigentes e etc.

Para se ter ideia da diferença oceânica. A UEFA pensou em suspender um atleta pois o mesmo não entrou em campo no segundo jogo pelas quartas de final para não correr o risco de tomar o segundo cartão amarelo e assim ficar suspendo do primeiro jogo da próxima etapa. Enquanto que na Libertadores não existe suspensão por cartão amarelo e sim, pagando de multa que serve apenas para desvalorizar o produto e encher os cofres da entidade organizadora.

Enquanto nosso torneio continuar sendo uma verdadeira bagunça, iremos continuar tendo um péssimo produto que não atrai grandes patrocinadores e nem torcedores. Continuaremos vendo nossas equipes ganhando misérias para participar dessa competição e os torcedores querendo pagar no máximo R$ 10 ou R$ 20 reais por um ingresso da principal competição da AMÉRICA.

E que não venham me dizer que na América não existe o mesmo poder aquisitivo na Europa, pois aqui se paga R$ 300, R$ 400 reais pra ver shows como do Paul MacCartney, U2, Rock in Rio. Os ingressos são vendidos rapidamente meses antes do acontecimento, isso ocorre pois o consumidor sabe que está pagando por um bom produto, sabe que será bem tratado e que o espetáculo será único.

Assim imagino que falta muito ainda para conseguimos ter o direito de fazer essa comparação:
Libertadores x Champions League, Final Champions League, Libertadores, compra arena grêmio, corinthians comprar arena, bahia copa nordeste, neymar mini craque



Por: Lucas Colpo Marramarco
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