quinta-feira, 2 de setembro de 2010

Jorge Avancini, o "CARA" do marketing colorado




Segue uma entrevista feita com Jorge Avacini, diretor de marketing do Sport Clube Internacional e professor titular da ESPM/POA, para as cadeiras de Trade Marketing e Promoção de Vendas I, no curso de Publicidade e Propaganda. Avancini também participa de  palestras e cursos de marketing esportivo sobre os cases colorados e foi um dos responsáveis pela campanha do Sport Clube Internacional - 100 anos, 100 mil sócios.





Avancini que está revolucinando o marketing esportivo, nessa entrevista dada a Jovem Pan conta um pouco do case colorado, explicando ações e metidas tomadas desde o ano de 2002, quando assumiu a função.

Segundo Jorge Avancini, o Sport Clube Internacional arrecada R$ 44 milhões de reais por ano com o seu quadro social de 106 mil torcedores, a arrecadação do time com produtos licenciados saiu de R$ 600 mil em 2006 para 4 milhões em 2009.

O dirigente colorado ainda afirma que o principal concorrente dos times no marketing esportivo é a cultura brasileira, aonde o jogador é mimado e o clube não consegue explorar a imagem desse atleta, atitude totalmente diferente do que ocorre no resto do Mundo.

Avancini também conta que a melhor forma de explorar o marketing esportivo dentro de um clube é saber que o torcedor pode trocar de mulher, de emprego, de partido, mas jamais irá trocar de time. Devendo então os responsáveis explorar esse paixão que o torcedor possui.

E deixa como conselho para novos profissionais do marketing esportivo, que este deve colocar a barriga no fogão, ou seja, estar no mercado e ter principalmente paciência com as dificuldades que irá encontrar.


PARTE 5


Por: Lucas Colpo Marramarco
Mais informações sobre marketing esportivo


peruca valdivia, messi flamengo, inter serie B, palmeiras decacampeão, everton ribeiro flamengo