quinta-feira, 12 de agosto de 2010

SIte!

Cada dia mais a internet é uma importante fonte de obtenção de dados. Apenas no Brasil 41 milhões de pessoas acessam diariamente a rede mundial de computadores ficando online quase que 22 horas mensais em média.

Assim a Internet passou a ser um importante canal de comunicação entre entidades e clientes. Não sendo diferente inúmeros atletas de futebol ao redor do Mundo, possui o seu site de modo a se relacionar com torcedores e fãs, além é lógico de  principalmente fazer o seu marketing pessoal.

Assim chegamos a conclusão que a internet é uma importante ferramenta dentro do marketing esportivo.

Abaixo realizei uma lista  com uma série de sites de jogadores de futebol profissional de sucesso a redor do Mundo e principalmente do Brasil.

Site do Ronaldo Fenômeno
Site do Romário 
Site do Ronaldinho Gaucho
Site do Rivaldo
Site do Lúcio
Site do Celso Roth
Site do Luxemburgo
Site do Maradona
Site do Mano Menezes
Site do Júlio Cesar
Site do Danrlei
Site do Victor
Site do Sávio
Site do Alex
Site do Lucas Leiva
Site do Renato Gaucho
Site do Alexandre Pato
Site do Leo Moura
Site do Fred
Site do Rogério Ceni
Site do Falção
Site do Dagoberto
Site do Fernandão
Site do Guinazu
Site do Anderson
Site do Messi

Na minha opinião os destaques ficam por conta de Fred que possui até uma musiquinha personalizada, Leo Moura  pelo design e Alex pelo conteúdo.

Aceito sugestões de outros sites de jogadores de futebol, conhecidos pelos leitores e que não estejam nessa lista.

Por: Lucas Colpo Marramarco
Mais informações sobre marketing esportivo

domingo, 8 de agosto de 2010

Produtos licenciados!!!!

Que os clubes estão investindo no licenciamento de produtos ( licenciamento de produtos que é algo importantissimo dentro marketing esportivo), isso é uma afirmação certa.

Que os clubes estão cada vez arrecadando mais com esses produtos, essa afirmação também é correta.

E estar presente do dia-a-dia do torcedor, fornecendo a ele QUASE TUDO o que ele precisa, também é uma afirmação correta.
Mas como disse, é importante estar presente na vida do torcedor, fornecendo a ele QUASE tudo. Pois existem produtos que não seriam tão necessários assim...

Seguindo essa frase, elaborei uma lista com 6 produtos que não seriam tão necessários assim, sendo no mínimo BIZARROS!

O que dizer do...





Capacete Corinthiano...Focando no principal grupo de trabalhadores do clube Paulista, OS MOTOBOYS.




E a camiseta que se pode encontrar na loja virtual do Sport Recife... MEU TIME É DE PRIMEIRA!

O torcedor vai lá, compra a camiseta, sai pra rua usando, encontra um amigo na rua e este pergunta: Bacana essa tua camiseta, pra que time tu torce.

O dono da camiseta responde: Pro "ISPO"

O amigo responde: De primeira!??!?! e sai dando uma risadinha sarcástica !!!


E o que falar da DEO COLÔNIA do AVAÍ.
Custando a bagatela de R$ 29.90...

Imagino o cidadão numa festa conversando com uma loira ARAZA QUARTEIRÕES (como diria o ex-dirigente do Grêmio Paulo Pelaipe).

O rapaz pergunta para a moça que perfume bom você usa, Qual é?

A moça responde: CHIC, Carolina Herrera. E vc?

O cidadão estufa o peito e diz:  A DEO COLÔNIA AVAÍ!!!!

                                                          PQP!!!


E o Botafogo...
Fez um baita esforço e traz o bom jogador MAICOSUEL..

O Atleta arrecém chegou no time e a própria direção já ta ZICANDO a contratação...

Lançando até o chinelinho do CARA!!!

Esse ninguém tem duvida que vai curti um DM!!!



E o departamento de marketing do Vasco não menos criativo, lançou:

A peruca do Carlos Alberto!!!!

Essa não tem muito o que comentar, o que posso falar é que vai ter muito torcedor que não é vascaino comprando essa cabeleira!!!






E o cruzeiro possui a COPO CACHAÇA!

A própria descrição do produto no site do clube: "PARA ANIMAR A SUA FESTA"!!

Imagino a torcida falando...
Agora eu vou tomar a minha cachaça mineira no meu copo do "ZEEERROOO" e depois já to indo pro mineirão, mas antes vou comer um tropeiro!!

´No Rio Grande do Sul, tropeiro significa outra coisa!!!! Mas deixa pra lá...


OBS: Saliento que o post não é nenhuma critica aos produtos, até por que acretido que os clubes estejam arrecadando dinheiro com as mercadorias.
         Até convoco os leitores do blog para citarem produtos do seu time, mas principalmente dos times rivais que poderiam entrar nesta lista.



peruca valdivia atletico mg

sábado, 7 de agosto de 2010

Torcedor do Vasco vai escolher reforma.

Vestiários ou Sala de Musculação.


É essa a pergunta que a direção do Vasco da Gama está fazendo para seu torcedor, para que ele escolha qual dos dois setores será reformado.

Resultado de uma parceria do clube cruzmaltino com a Brahma, que trará cerca de R$ 2,5 milhões por ano para os cofres vascainos foi fechada na ultima quinta-feira. A marca da cerveja será estampada nas placas do centro de treinamento em São Januário, no site, backs, entre outras propriedades no estádio.

O torcedor pode votar tanto pelo site do vasco como pelo site da Brahma.



Apesar de achar correto atitudes tomadas pelos times de realiazar campanhas para que os torcedores sejam mais participativos nas decisões do clube, vejo essa promoção feita pelo Vasco como um Grande ERRO.

Os torcedores não conhecem as condições atuais tanto do vestiário como a da academia, ou seja, eles irão votar por instinto, e quem sabe a opção escolhida não seja a melhor para o clube.
A diretoria do Vasco da Gama é quem deveria tomar essa atitude e escolher a reforma do setor aonde o clube mais está necessitado e que mais pode agregar melhorias para o grupo de jogadores.

terça-feira, 3 de agosto de 2010

Dos gramados, para as prateleiras!!!

Bons no campo e nas vendas!!!

Essa pode ser a descrição desse grande sucesso que virou a miniatura dos craques dos clubes brasileiros. Explorando um mercado que a muito tempo já é sucesso na Europa, esse produto passou a ser figurinha certa nas lojas dos grandes do Brasil.

Seguindo esse caminho o Santos lançou na metade de Julho, o bonequinhos dos craques Ganso, Neymar e Robinho ao  maior estilo mini craques da Coca-Cola, as miniaturas possuem gestos particulares das comemorações dos atletas, além de de autógrafos e logo do clube na base.


Em poucos dias mais de 2 mil unidades saíram das prateleiras das lojas, para as prateleiras dos torcedores em casa.

E como no Rio Grande do Sul tudo termina em Gre-Nal, falando em miniaturas dos craques não poderia ser diferente.

Depois do Internacional ter lançado Guinazu, D'Alessandro, Nilmar, Fernandão e recentemente ter colocado Indio para fazer companhia a eles e ter vendido mais de 13 mil unidades desde 2008, quando passou a investir nesse segmento.
O Grêmio não podia ficar para trás e esta entrando nesse mercado. O meia campista Souza é o primeiro minicraque do Grêmio, que em breve irá contar ainda com Jardel, Danrlei e Victor.

O preço de venda é de R$ 29.90.


segunda-feira, 2 de agosto de 2010

Participação dos torcedores das decisões do clube.

Seguindo mais uma vez a tendência de fazer com que os torcedores sejam mais participativos na vida do clube (tendência do marketing esportivo). Depois do torcedor tricolor já ter escolhido a camiseta do exército Gremista, ter escolhido o símbolo da Grêmio Empreendimentos e a terceira camiseta de jogo, o departamento de marketing do clube desenvolveu uma nova promoção para que o torcedor possa escolher a nova pintura do estádio Olímpico Monumental.


Em uma parceria com a empresa de tintas Killing, o torcedor do Grêmio alistado no Exercito Gremista e os associados do clube, podem votar no site oficial e escolher entre três modelos de pintura.

O torcedor que votar além de estar participando da promoção do clube, também está ganhando "GOLS" pelo programa de fidelidade que podem ser trocados por produtos da loja GrêmioMania.

Essas campanhas de marketing que possuem como objetivo mostrar ao torcedor cada vez mais a importância dele ao clube, a muito tempo já é utilizada por clubes europeus e nos ultimos anos definitivamente entrou no cenário nacional (foi dificil mas os responsaveis pelo marketing se deram conta desse importante relacionamento com o torcedor que eles não estavam aproveitando). Quase todos os grandes clubes do país já a utilizam como: o Internacional para lançar o novo mascote do time, o Flamengo para escolher o número da camiseta do atacante Adriano e o São Paulo para escolher a nova camiseta do associado, são alguns dos exemplos.