sábado, 31 de julho de 2010

Novo patrocinio do CORINTHIANS.

      Nesse mês de Julho o Sport Clube Corinthians Paulista, firmou mais um patrocinio para a sua camiseta oficial. Trata-se de um acordo com a empresa italiana de telefonia TIM, que ira estampar sua marca nos números da camiseta do clube.

 O tempo do contrato e os valores não foram divulgados, mas com essa nova parceria estima-se que o clube paulista ultrapasse os R$ 50 milhões em patrocinios que contam também com a Hipermercas e com o banco Pan Americano.
                                              

      A camiseta do Corinthians que antes do acordo já possuia 5 marcas diferentes estampadas em seu uniforme, com a nova parceria passa definitivamente a parecer um uniforme de F1.

Mas ai é que surge a pergunta, até que ponto é vantajoso para o Continthians e seus patrocinadores uma camiseta tão "poluida"?

Em um primeiro momento o clube deveria preocupar-se em fechar parcerias e não simplesmente contratos de modo a não transformar a sua camiseta em um verdadeiro Outdoor. Os patrocinadores deveriam se dar conta que não é vantajaso dividir um espaço com outras 5 marcas diferentes, passando assim a relação CUSTO X BENEFICIO não valer a pena.

Pelo que se pode notar o Corinthians está disposto a arrecadar dinheiro de qualquer maneira, vendendo qualquer espaço disponivel em sua camiseta e que muito em breve os patrocinadores se darão conta que o retorno do investimento feito no patrocinio não está dando o resultado esperado.

Por: Lucas Colpo Marramarco
Mais informações sobre marketing esportivo

Marketing Esportivo.

De acordo com Sutton e outros (2008), a expressão marketing esportivo foi criado pela Advertising Age em 1978 com o objetivo de descrever as atividades dos profissionais de marketing de diferentes produtos que estavam utilizando cada vez mais o esporte como veiculo de informação.

Para Pitts e Stotlar (2002), o marketing esportivo é o processo de satisfazer as necessidades dos clientes ao mesmo tempo em que alcança os objetivos da empresa. Para satisfazer essas necessidades, a empresa deve colocar o marketing esportivo como uma função empresarial, de modo a conseguir identificar  os produtos e desejos do consumidor e levar até eles o que desejam. Assim o foco do marketing esportivo recai tanto sobre os consumidores como na empresa.

A importância do marketing esportivo está no continuo crescimento da indústria do esporte. O tal crescimento sugere um aumento no número de concorrentes e o aumento da concorrência significa uma competição pela conquista do dinheiro dos consumidores. A vitória nessa competição significa manter-se no negócio em um nível satisfatório.

Tendo como seus dois principais componentes o marketing de produtos e serviços esportivos para consumidores esportivos e o marketing de outros produtos e serviços por meio da utilização das promoções esportivas. Tendo como exemplo do primeiro caso os clubes de futebol que negociam seus produtos para seus clientes e no segundo caso empresas de bebidas alcoólicas que vinculam seu produto com o esporte, atraindo assim os consumidores desse mercado.

A grande genialidade do marketing esportivo está no envolvimento de diferentes emoções como: adrenalina, alegria, vibração, conquista, juntamente com a finalidade de comunicar saudavelmente. Esses elementos fazem da atividade um misto de sensações que proporcionam aventura e poder.
No esporte, a demanda por artigos estampados avançou impelida pelo orgulho, lealdade e desejo do fã de apoiar a equipe usando suas cores e desenhos. Qualquer um que já tenha comparecido a um evento importante, conhece a emoção que os faz geram ao apoiar seus times ou jogador favorito. As pessoas sentem-se extremamente atraídas por sua universidade, equipe ou jogador favorito e desejam um meio pelo qual expressar seus sentimentos. (PITTS e STOTLAR, 2002, p.308).
Assim, marketing esportivo é o marketing voltado para produtos, serviços e eventos esportivos.
Esse marketing tem como objetivo satisfazer as necessidades de clientes, que na maioria das vezes acaba agindo com emoções ao invés de agir com a razão, além de reforçar a imagem corporativa, estabelecer identificação com segmentos específicos do mercado e envolver a empresa com a comunidade, agregando valor ao nome da instituição.
Dessa maneira os profissionais que cuidam dessa aréa devem acrescentar ao mix de marketing mais um elemento, que é a Paixão que envolve os praticantes, torcedores e amantes do esporte.

Por: Lucas Colpo Marramarco
Mais informações sobre marketing esportivo

sexta-feira, 30 de julho de 2010

O que é marketing?

Nada mais adequado do que começar essa explicação com uma frase de Raimar Richers dita em 1981 e citada por Cobra ( 1997, pág. 20) “a palavra marketing circula no Brasil com a mesma frequência e intensidade de expressões como democracia e goiabada”.

Diante deste contexto tentaremos explicar de uma maneira simples e rápida o que é Marketing. Palavra que é dita frequentemente pela população, mas que poucos conseguem explica-lá.


A palavra marketing é de origem inglesa, derivada de market, que significa mercado. É utilizada para expressar a ação voltada para o mercado (DIAS, 2003).

A American Marketing Association propõe a seguinte definição de marketing:
É o processo de planejar e executar a concepção, a determinação do preço  (pricing), a promoção e a distribuição de ideias, bens e serviços para criar trocas que satisfaçam metas individuais e organizacionais.

Para Kotler (2000), o marketing é:
O processo aonde um grupo de pessoas obtêm aquilo que necessitam e o que desejam com a criação, oferta e livre negociação de produtos e serviços de valor com os outros.

Consoante Drucker o objetivo do marketing é tornar a venda supérflua. A meta é conhecer e compreender tão bem o cliente que o produto ou serviço se adapte a ele e se venda por si só. O ideal é que o marketing deixe o cliente a ponto de comprar. A partir daí, basta tornar o produto ou serviço disponível. (PETER DRUCKER, 1973, p. 67-65 apud KOTLER, 2000, p. 30).

Não obstante, o marketing pode estar de acordo com Perreault e McCarthy (2002) um processo que desempenha um papel fundamental no fornecimento de informações para a produção, resultando na produção de novos bens e serviços que serão encaminhados aos consumidores de modo a preencher as expectativas e necessidades dos consumidores, criando e entregando a eles um novo padrão de vida.

Assim, o marketing possui diversas definições e funções e a principal delas é satisfazer as necessidades do cliente (satisfação que só é alcançada colocando o cliente como  foco principal da empresa), fazendo com que as vendas dos produtos ou serviços se tornem uma conseqüência de uma série de atividades desempenhadas pelos profissionais  de marketing.
Esses profissionais  tem como objetivo despertar a atenção e o desejo do cliente a ponto de que a venda se torne fácil, criando condições e oportunidades favoráveis para que esta venda seja efetuada com êxito, fazendo com que ambos os lados (cliente e organização) saiam satisfeitos com a transação.

Por: Lucas Colpo Marramarco